LIDERANÇA: Muito além da Hierarquia
A pandemia do coronavírus nos tem ensinado muito sobre liderança. Subordinação, ou liderança autocrática por exemplo, destrói relações de confiança e não respeita aptidões. Este modelo que funcionou muito bem na área militar quando bens físicos e munição não podiam faltar no front de batalha se mostra desastroso quando se tem um inimigo invisível onde o isolamento é a solução mais eficiente.
À muito este modelo deixou de ser opção para governança de nações e corporações. Os líderes autoritários desestimulam os mais competentes, muitos dos quais se demitem e os acomodados ou são demitidos ou cumprem tabela. O resultado é assistir o tempo passar e conviver com resultados medíocres.
O presidencialismo brasileiro é exemplo acachapante de má gestão em tempos de crise: militar de formação, o presidente eleito pela maioria da sociedade perde o respeito dos seus eleitores e o ministro da saúde, de formação técnica e até então desconhecido da população se torna referência nacional e passa a ser admirado pela população. Sua personalidade firme enfrenta o presidente com argumentos técnico-científicos, sensibiliza a sociedade e unifica o país. “Na tempestade, ao timoneiro o timão”.
Lideranças Transversais, Gestão Matricial, Visão 360 são inúmeros conceitos e modelos de governança que ganharam relevância em tempos modernos. Concebidos para construir estratégias e controles visam inserir as organizações em mercados competitivos, executar com competência planos de ação e preencher expectativas da sociedade e de seus acionistas. A prosperidade, no entanto, só se alcança com capital humano, cujos talentos se selecionam também com metodologias comprovadas como o DISC – Dominance| Influence| Stability | Conformity, conciliando formação técnica com personalidade. É metodologia eficaz para avaliar a eficácia de estruturas existentes também utilizada pela CWIST por meio de parceiros especializados.
Organização e hierarquia não são sinônimos. Aplicar STOP para definir eStratégias, utilizar as ferramenTas disponíveis com eficiência e Operacionalizar plano de ação com Pessoas, cuja liderança é exercida de forma harmônica em ambiente de liberdade e respeito a todos os membros da equipe, caracterizam as empresas prósperas.
Se cuidem, #fiquememcasa e reflitam sobre liderança, autoestima, coragem e sobretudo pessoas, suas personalidades e talentos inspirados por Jim Rohn
“O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não um valentão; ser humilde, mas não tímido; ser orgulhoso, mas não arrogante; tenha humor, mas sem loucura” – Jim Rohn.
Related Posts
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIGITAL
O TEMPO DECORRIDO E OS LÍDERES EM FUNÇÃO DO TEMPO O primeiro trimestre de 2022 está terminando. Neste mês de março a pandemia entra em...
2022 doesn’t deserve more of the same
Since ancient Greece and Rome, civilizations have been guided by different calendars, and in the western world, the Gregorian one, in honor of Pope Gregory...
2022 não merece mais do mesmo
Desde a Grécia e a Roma antigas as civilizações se orientaram por diferentes calendários sendo que, no mundo ocidental, o que vigora é o Gregoriano,...