Paradoxo do tempo
CWIST by cwist_7wjo8zsokq7p 6 de April de 2020

Paradoxo do tempo

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.

– Fernando Sabino

A metodologia S.T.O.P.Strategy | Tools | Operations | People https://www.cwist.com.br/mindul-business/ criado pela CWIST para extrair a essência de seus clientes e construir soluções eficazes para que encontrem seu espaço em mercados competitivos foi por mim utilizada neste início de pandemia, com tempo finito de duração e no espaço físico que a quarentena me reservou.

Leituras e contatos com a academia, webinars, podcasts, além de conversas por celular com um grupo de pessoas especiais me levaram a inúmeras reflexões e, evidentemente conclusões sobre o tempo e o espaço, tempo de isolamento e espaço físico na quarentena, além do tempo presente, passado e futuro, para encontrar nossa inserção no mundo exterior.

A pandemia nos surpreendeu a todos, porém o tempo de resposta de cada um foi diferente. Algumas lideranças nacionais reagiram rápido, outras relutaram até admitir a gravidade do problemas e há ainda os que negam ou minimizam suas consequências. O tempo de resposta de cada um não é igual e nos mostra que somos únicos e incomparáveis, nem pior nem melhor, apenas diferentes. A diferença se evidencia no valor que cada qual atribuiu à realidade do coronavírus e a intensidade com que é ela percebida pelos diferentes atores.

 

Diferenças de Mindset

Em um contexto de complexidade eu aprendi que ações defensivas tem um custo, e o custo de não fazer nada gera perplexidade e insegurança, além de muita frustração enquanto que a abordagem do paradoxo constrói relações de confiança, gera compromissos recíprocos, une e entusiasma. Estas diferenças de mindset é que caracterizam os líderes de nações, de comunidades e de empresas, pequenas ou médias e de grandes corporações. 

O líder não faz escolhas, mas gerência paradoxos com diz Paul Ferreira – professor e diretor do Núcleo de Liderança da FDC Gestão dos Paradoxos e, ao fazer um zoom para focar na emergência se dá conta de que o seu planejamento estratégico deverá ser completamente refeito a partir de uma realidade transformada. 

A pandemia fez com que políticas públicas se tornassem universais, construindo consensos no entorno de paradoxos que colocam a iniciativa privada e o setor público em rotas de coalizão em torno de pautas mínimas:

O olhar transversal

  1. Olham a inclusão social e a segurança alimentar como se razões humanitárias não fossem prioridades em momentos de paz 
  2. Olham a preservação dos empregos e geração de renda como se a convergência de interesses do poder público e da iniciativa privada não fossem vetores do  desenvolvimento da economia de mercado 
  3. Olham a responsabilidade fiscal e o uso eficiente dos fatores de produção como se a sustentabilidade da economia não fosse o caminho da boa governança  

O que se discute há décadas se concretiza em semanas, ou seja o que mudou foi o tempo motivado pelo senso de urgência. O impacto do coronavírus na vida das pessoas tornou operacional os 17 ODS’s da agenda da ONU 2015.  Meio ambiente, ECO 92 (RJ) | Protocolo de KYOTO 97 | Acordo de Paris 2015 são alinhamentos que também se discutem a décadas e passam a ser encarados com outro olhar. Na cronologia do tempo, a saúde dos habitantes da terra ganha prioridade sobre a saúde do planeta, trata-se portanto de uma adequação à realidade transformada.

Não estaria sendo justo se não lembrasse que iniciativas construtivas para a preservação da saúde do planeta e de seus habitantes não vem sendo tomadas por alguns atores privados. Aqui merece destaque a Carta do Laurance Fink, CEO da Black Rock com base em 3 pilares Environment | Social | Governance. Larry Fink administra seu fundo com a coragem de quem acredita que o capitalismo consciente consertará o mundo  Mudanças Estruturais 

 

Sugestões:

  • Comecem do zero seu planejamento estratégico 
  • Mergulhe em seu “eu”para um reencontro com sua essência
  • Privilegie o legado ao redefinirem seu propósito
  • Valorize os benefícios socioambientais e encontrem o (ROI)² ao analisar a sustentabilidade do seu negócio

Ao buscar o norte é possível que a rota nos dirija a outro ponto cardeal e que a cartografia do nosso negócio nos coloque diante de outros acidentes geográficos, bem diferentes daqueles que nos acostumamos a superar. Muita reflexão será necessária para enxergarmos o novo. Não se acovardam diante do novo e lembrem-se que a caminho da Índia é que o Brasil foi descoberto. 

Preservem o bom humor e tenham uma atitude positiva diante da crise e, se ainda assim precisarem de um tranco, lembro que a CWIST se especializou em cartografia empresarial.

Se cuidem, #fiquememcasa e reflitam sobre o tempo, intensidade, momento, coisas e sobretudo pessoas, como o fez Fernando Sabino

Debby Forman

Debby Forman

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Maecenas porta hendrerit lectus, vel sollicitudin diam lobortis vel. Nulla mi neque, laoreet ac ante in, finibus fermentum leo.

Related Posts